Catálogo de Chumbadores

No catálogo de chumbadores que você está prestes a baixar, poderá encontrar todos os itens de Fixação Mecânica e Química que a Indufix oferece, e suas tabelas de medida.

• Catálogo de Chumbadores de Expansão Mecânica – Chumbadores MECÂNICOS

Catálogo de Chumbadores Mecânicos

Os chumbadores mecânicos têm bitolas e comprimentos variados e fixam por meio de expansão gerada por torque ou percussão. A ancoragem de expansão por torque envolve o uso de barras roscadas ou parafusos (com roscas internas e externas) que se fixam ao furo por meio de atrito. Nos chumbadores por percussão, a fixação acontece por meio da expansão da ponta do parabolt no substrato, provocada pela energia de impacto. Podem ser utilizados para fixação de estruturas metálicas, máquinas, equipamentos, instalações elétricas e hidráulicas em geral.

É basicamente um parafuso com arruela acoplado a uma camada externa, muito parecida com uma bucha de parafuso, que ao se girar o parafuso, através de um sistema, faz essa camada externa se abrir aumentando o diâmetro do chumbador, fixando-o no furo onde o mesmo foi colocado.

Para se trabalhar com um chumbador mecânico, alguns passos devem ser seguidos. Primeiramente basta fazer um furo na superfície que se pretende fixar o chumbador com uma broca de igual diâmetro do chumbador que será utilizado. Também deve-se prestar atenção no comprimento à se perfurar, sendo certo que deve ser o mesmo comprimento do chumbador. Após realizar o furo, limpe-o. Em seguida basta introduzir o chumbador montado e ajustado, pronto para expansão. O próximo passo é girar a porca, e com o torque aplicado o chumbador se expandirá, iniciando sua fixação no furo. Com isso o chumbador estará fixo no furo e será possível remover o parafuso e arruela, possibilitando assim posteriormente à aplicação do chumbador, inserir o componente à ser fixado para que seja possível prendê-lo com o parafuso novamente ao chumbador já fixo dentro do furo.

• Catálogo de Chumbadores de Expansão Química – Chumbadores QUÍMICOS

Catálogo de Chumbadores Químicos

São ancoragens instaladas após a concretagem que obtém sua força através de um composto químico colocado entre a parede do furo e o inserto metálico do chumbador. Os materiais usados são resinas epóxis e resinas vinil éster que endurecem através de reação química e com alto poder de adesão. Utilizados principalmente para fixação de estruturas metálicas pesadas, colagem de arranques em paredes diafragma, vigas e colunas.

Se a aplicação for com vergalhão de aço de construção, indicamos uso de chumbador de injeção.

O chumbador químico de injeção é indicado também para aplicações em menor escala de quantidades e onde o elemento de fixação não for um prisioneiro padrão.

O chumbador químico de ampola é recomendável para grandes quantidades de aplicações idênticas e repetitivas.

Ambos tornam a fixação estanque, isto é, não entra água ou outros líquidos após a instalação de um chumbador químico, diferentemente dos fixadores por atrito que permitem a passagem de líquidos pelo furo efetuado no material base.

Para cotações, use o e-mail cotar@indufix.com.br

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

A Indufix envia regularmente materiais de conteúdo técnico. Os nossos profissionais de engenharia juntamente com os vendedores técnicos e o departamento de marketing, desenvolvem guias e informativos dos mais diversos assuntos do universo dos fixadores. Fique tranquilo, seu e-mail está seguro conosco. Somos contra o spam!