Controle de Qualidade

Poucas pessoas notam, mas os parafusos estão por toda parte. Praticamente todas as indústrias fazem uso de fixadores metálicos. Eles são usados na fabricação de itens simples e também de alta responsabilidade, desde tomadas até tubulações que transportam conteúdo inflamável.

Mas em todos os casos, a recomendação é a mesma: faça escolhas seguras para cada aplicação.

E tão importante quanto a escolha correta, certificar-se da qualidade dos itens pode ser decisivo no sucesso da aplicação.

Aspectos de segurança e pressões extremas nos fixadores demandam um eficiente Controle de Qualidade de parafusos e acessórios.

Na Indufix, amostras de cada lote fabricado são verificadas quanto à conformidade com as especificações de encomendas, relatórios de ensaio e certificados.

Acabamento superficial, composição química, estrutura e capacidade de trabalho também são testados.

Nós compramos matéria-prima apenas de fornecedores conhecidos e validados.

Quando algum ensaio ou teste deve ser executado externamente, contratamos, preferencialmente, laboratórios acreditados e/ou reconhecidos pelos nossos clientes.

Ensaios Mecânicos – Não Destrutivos (END’s)

São testes realizados para verificar a existência ou não de descontinuidade ou defeitos. Estes ensaios são feitos através de princípios físicos definidos, sem alterar suas características físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais e sem interferir em seu uso posterior.

Os ensaios mecânicos são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com normas técnicas. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam os esforços que eles vão sofrer nas condições reais de uso, chegando a limites extremos de solicitação.

Ensaios Mecânicos – Destrutivos

São testes realizados para verificar a existência ou não de descontinuidade ou defeitos. Estes ensaios são feitos através de princípios físicos definidos, no qual o corpo de prova fica inutilizado após a realização do mesmo, ou seja, ocorram alterações permanentes nas propriedades físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais.

Os ensaios mecânicos são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com normas técnicas. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam os esforços que eles vão sofrer nas condições reais de uso, chegando a limites extremos de solicitação.

Ensaios de Corrosão

Servem para caracterizar a agressividade de um determinado meio corrosivo e fornecer fundamentos básicos para controle da corrosão. Visam determinar a resistência de um material à degradação por ação de agentes químicos e físicos.

As amostras são inseridas em câmaras que produzem atmosfera de umidade controlada que simulam ambientes de altíssima umidade relativa, reproduzindo resultados que ocorrem nas condições reais de intemperismo, sendo que este ambiente acelera o processo da corrosão e reduz a durabilidade dos materiais.

Além disso, é possível realizar estudos comparativos para revestimentos protetivos.

Ensaios Metalográficos

É a análise de microestruturas do material. Através dela, é possível a determinação de diversas características do material, inclusive a determinação de causas de fraturas, desgastes prematuros e outros tipos de falhas.

Este tipo de análise é realizada em microscópios específicos, conhecidos como microscópios metalográficos ou microscópios metalúrgicos. Este tipo de microscópio possui baixo campo focal, permitindo apenas a observação de superfícies perfeitamente planas e polidas. Em razão disto, a preparação metalográfica tem grande importância na qualidade de uma análise. Estes microscópios, em geral, possuem sistemas de fotografia integrados, que permitem o registro das análises realizadas.

O sistema de análise de imagem digitalizadas vem contribuir neste processo por permitir executar um grande número de medidas simultaneamente com precisão e rapidez, garantindo assim uma maior confiabilidade de resultados obtidos na metalografia.

Análises Químicas

Uma análise química é um processo também metalográfico, que fornece informações químicas da peça analisada, afim de certificar-se de sua composição ou servir de comparativo após tratamentos térmicos.

Com ela, é possível obter informações detalhadas sobre a composição exata de cada matéria prima depositada na liga da peça metálica.

Metrologia

A metrologia garante a qualidade dos produtos por intermédio da análise dimensional com o uso de instrumentos de medição.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

A Indufix envia regularmente materiais de conteúdo técnico. Os nossos profissionais de engenharia juntamente com os vendedores técnicos e o departamento de marketing, desenvolvem guias e informativos dos mais diversos assuntos do universo dos fixadores. Fique tranquilo, seu e-mail está seguro conosco. Somos contra o spam!

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.