Parafusos Inox Indufix – Sua melhor opção com qualidade em Aço Inoxidável
A Indufix dispõe da linha mais completa de Parafusos Inox em seu catálogo de fixadores, que conta com mais de 50 mil itens e atende a todos os segmentos das indústrias do Brasil. São mais de 7000 clientes nos segmentos de Construção Civil, Óleo e Gás, Agrícola, Automotivo, Energia, Máquinas e Equipamentos, Telecomunicação, Móveis, Eletroeletrônicos, Papel e Celulose, Caldeiraria, Mineração e demais indústrias. Encontre Parafusos de Inox com bom preço e qualidade comprovada na Indufix!
No caso do aço carbono a proteção oxida rapidamente quando exposta ao ar e umidade. Com a ferrugem ativa, a corrosão é acelerada formando mais óxido de ferro, causando descamação.
Já nos Parafusos Inox a resistência se intensifica à medida que o cromo é adicionado à mistura, sendo altamente aderente ao inox, defendendo-o contra a ação dos meios agressivos. O cromo, quando em contato com o oxigênio do ar, forma uma camada fina de óxido em toda a superfície do aço, bloqueando a difusão de oxigênio em sua estrutura interna, protegendo a peça de ataques corrosivos.
Esta camada de óxido é fina e invisível, e mantém o metal lustroso, liso, impermeável à água e ar. Ao sofrer qualquer tipo de dano, sejam arranhões, amasso ou cortes, o oxigênio do ar combina-se com o cromo, formando novamente o filme protetor. Este fenômeno é chamado de passivação e é visto em outros metais, tais como alumínio e titânio.
Passivação entre ligas de Inox
Os Parafusos Inox em conjunto com outros elementos de fixação, como porcas e arruelas podem ser raspados e a passivação nestes casos forma uma solda entre os elementos. Isto pode ser evitado pela utilização de materiais diferentes para as partes forçadas em conjunto, por exemplo, de bronze e de aço inoxidável, ou mesmo diferentes ligas de aços inoxidáveis.
No entanto, duas ligas diferentes eletricamente em um ambiente úmido pode atuar como uma pilha voltaica e corroer mais rapidamente. As juntas de rosca podem ser lubrificadas para evitar escoriações. Baixa temperatura de cementação é uma outra opção que praticamente elimina esse fenômeno e permite a utilização de materiais semelhantes, sem o risco de corrosão e a necessidade de lubrificação.
Outros elementos combinados com o inox, como o níquel, molibdênio, vanádio e tungstênio, também intensificam a resistência do aço à corrosão, garantindo suas múltiplas aplicações.
As propriedades higiênicas e estéticas dos Parafusos Inox também os fazem atraentes para satisfazer diversos tipos de necessidades da indústria.
Principais características dos Parafusos Inox:
- Alta resistência à corrosão;
- Resistência mecânica adequada;
- Facilidade de limpeza;
- Baixa rugosidade superficial;
- Aparência higiénica;
- Material inerte, não deixa cheiro nem gosto;
- Facilidade de conformação e de união;
- Resistência à altas temperaturas;
- Resistência à temperaturas criogénicas (abaixo de 0 °C);
- Resistência às variações bruscas de temperatura;
- Acabamentos superficiais e formas variadas;
- Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio);
- Relação custo / benefício favorável;
- Baixo custo de manutenção;
- Material reciclável;
- Durabilidade.
Materiais de Parafusos Inox de Linha:
- Inox AISI 316 A4
- Inox AISI 304 A2
- Inox AISI 410/420
Parafusos Inox sem aumento com garantia de qualidade é só na Indufix.
Envie sua cotação e veja a diferença!
AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS
Os aços austeníticos são dúcteis e apresentam excelente soldabilidade. São ligas não-magnéticas e não podem ser endurecidas por tratamento térmico. Os aços inoxidáveis austeníticos são o da Série 300, aços não magnéticos com estrutura cúbica de faces centrada, basicamente ligas Fe-Cr-Ni (Ferro, Cromo e Níquel), o mais popular é o tipo AISI 304 que contém, basicamente, 18 % de cromo e 8 % de níquel, sendo o carbono limitado a um máximo de 0.08%. Combinam o baixo limite de escoamento com o alto limite de resistência e bom alongamento, oferecendo as melhores propriedades para o trabalho a frio.
AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS
Os aços ferríticos são magnéticos e parcialmente endurecíveis por tratamento térmico. São usados, basicamente, no estado recozido. Em geral, os aços ferríticos contém um teor de cromo maior que os martensíticos, apresentando superior resistência a corrosão. A Série 400 é a dos aços inoxidáveis ferríticos, o principal é o tipo AISI 430, que contém 16 a 18 % de cromo e um máximo de 0,12% de carbono.
AÇOS INOXIDÁVEIS MARTENSÍTICOS
Os aços inoxidáveis da Série 400 podem ser divididos em dois grupos: os ferríticos, propriamente ditos, que em geral apresentam o Cromo mais alto e o Carbono mais baixo, e os martensíticos, nos quais predomina um Cromo mais baixo e um Carbono mais alto (comparando-os com os ferríticos).
São aços magnéticos endurecíveis por tratamento térmico. Apresentam boa resistência à corrosão atmosférica e se destacam pelos diversos graus de dureza e resistência mecânica que podem ser obtidos. A seleção dos aços martensíticos é feita em função do compromisso entre as propriedades mecânicas e a resistência à corrosão. O principal aço desse grupo é o AISI 420.
Principais ligas de Parafusos de Inox e suas aplicações
Inox AISI 301
Estruturas e equipamentos para a indústria aeronáutica, ferroviária e rodoviária, estampagem em geral.
Inox AISI 302
Equipamentos para a indústria automotiva, aeronáutica, naval hospitalar, odontológica, cirúrgica, farmacêutica, cosmética, têxtil, utensílios domésticos, cutelaria e refrigeração.
Inox AISI 304 e 304 L
Equipamentos para indústria aeronáutica, ferroviária, naval, petroquímica, papel, celulose, têxtil, frigorífica, hospitalar, odontológica, farmacêutica, cosmética, química, utensílios domésticos, instalações criogênicas, destilarias, eletrodomésticos, fotografia, tubos e tanques em geral, estampagem geral e profunda, revestimentos.
Inox AISI 310 S
Equipamentos para indústria química, petroquímica, cimenteira e siderúrgica, especialmente fornos industriais, permutadores de calor, aquecedores e turbinas a gás.
Inox AISI 316 e 316 L
Equipamentos para indústria aeronáutica, ferroviária, naval, química e petroquímica, farmacêutica cosmética, têxtil, papel e celulose, borracha, tintas, alimentícia e de laticínios, hospitalares, odontológica, cirúrgica, mineração, refinarias, na fabricação de tubos e vasos de pressão, destilarias de álcool.
Inox AISI 321
Equipamentos para indústria aeronáutica, ferroviária, naval, química e petroquímica, refinarias, na fabricação de peças soldadas e sujeitas a aquecimento na faixa de precipitação de carbonetos, revestimentos de caldeiras, aquecedores, vasos de pressão.
Inox AISI 409
Sistema de exaustão de gases em motores de explosão.
Inox AISI 410
Indústria de mineração, siderúrgica, cutelaria, instrumentos de medida, peneiras, bombas, válvulas, instrumentos hospitalares, odontológicos e cirúrgicos.
Inox AISI 420
Indústrias de mineração, siderúrgica, cutelaria, instrumentos de medida, lâminas de corte, disco de freio e ainda, instrumentos hospitalares, odontológicos e cirúrgicos.
Inox AISI 430
Equipamentos para fabricação de ácido nítrico, adornos de automóveis, utensílios domésticos em geral, como baixelas, fogões, geladeiras, pias, talheres. Cunhagem de moedas e fichas telefônicas, revestimento de elevadores e balcões frigoríficos.
CATÁLOGO DE ITENS EM INOX
Catálogo com as famílias de todos os produtos feitos em Inox.