Descubra como a automação estratégica capacita as equipes de compras a enfrentar os desafios da cadeia de suprimentos global com eficiência, aumentando a resiliência e gerando um impacto transformador nos negócios.
Apesar da melhora nas perspectivas econômicas, as equipes de compras estão sob intensa pressão de investidores e conselhos para impulsionar o desempenho financeiro. Choques de mercado, econômicos e de fornecimento continuam a ser ameaças constantes. A fragilidade da cadeia de suprimentos global é uma preocupação recorrente, com tensões geopolíticas crescentes, crises climáticas e outras interrupções impactando as operações quase trimestralmente. Nos anos anteriores às crises recentes, muitas organizações optaram por terceirizar atividades não essenciais, aumentando sua exposição a essas interrupções. As expectativas do mercado também mudaram significativamente, enfatizando práticas comerciais e de cadeia de suprimentos mais responsáveis.
A alta administração está cada vez mais recorrendo às equipes de compras e de cadeia de suprimentos, juntamente com as tecnologias que utilizam, para enfrentar esses desafios de negócios. Uma nova pesquisa da JAGGAER, feita em 2024, revela que 75% das organizações em todo o mundo aumentaram ou mantiveram seus orçamentos para tecnologia de cadeia de suprimentos e compras. Esses investimentos demonstram a crescente dependência dessas funções, especialmente diante da pressão recente sobre gastos com tecnologia e da volatilidade econômica contínua.
No entanto, a mesma pesquisa da JAGGAER mostra que, embora muitas organizações estejam investindo em seus departamentos de cadeia de suprimentos e compras, muitas ainda não estão indo longe o suficiente. Quase metade (42%) das equipes de compras relatam que processos manuais e ineficientes as atrasam e impedem de abordar completamente as prioridades críticas de negócios da alta administração.