Qual a diferença entre Zincado e Galvanizado?

arruela

Na verdade, qualquer processo em que uma peça metálica recebe o banho de outro metal mais nobre, com a finalidade de proteger contra corrosão, oferecer maior condutibilidade ou simplesmente por questão estética, é chamado de GALVANIZAÇÃO!

Diferença entre Zincado e Galvanizado

Isso mesmo, a zincagem também é uma galvanização. Acontece que, popularmente, quando chamamos uma peça de Galvanizada, estamos nos referindo a Galvanização a Fogo (ou Zincagem por Imersão a Quente). E é aí que surge a confusão.

ELETRODEPOSIÇÃO DE METAIS

A Galvanização a Frio, por sua vez, pode ser com o uso do Zinco, Cobre, Níquel, Latão, Ouro, Bronze, Cromo, e assim por diante. Ela também é conhecida por Galvanização Eletrolítica, pois o metal escolhido é depositado sobre a peça através de um processo que envolve a eletricidade. Esse processo se chama Eletrodeposição de Metais.

É necessário fornecer energia elétrica para que ocorra a deposição do metal a partir dos seus íons mediante fornecimento de elétrons (eletrólise). Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual uma corrente contínua é forçada a passar pelos eletrodos e pela solução, fazendo com que o metal que dá o revestimento seja ligado ao polo positivo para promover sua oxidação, repondo na solução os cátions do metal eletrodepositado no objeto condutor ligado ao polo negativo.

Enquanto que, na Galvanização a Fogo, é feita quando peças em aço carbono ou ferro fundido são imergidos em um tanque com zinco fundido (bem quente!). A difusão do zinco na rede cristalina da peça oferece uma proteção muito mais duradoura do que na Galvanização Eletrolítica.

DIFERENÇA ENTRE ZINCADO E GALVANIZADO

Portanto, quando alguém lhe perguntar “Qual Diferença entre Zincado e Galvanizado?” você pode responder que a zincagem é uma galvanização, e não tem como diferenciá-las, e sim classificá-las pela hierarquia correta junto com outros tipos de Galvanização.

Para cotações, use o e-mail cotar@indufix.com.br

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *