Fragilização por Hidrogênio em Parafusos
A fragilização por hidrogênio é um fenômeno que afeta fixadores com dureza superior a 30 HRC, produzidos com aço carbono ou aço liga.
Este efeito pode resultar na diminuição da ductilidade dos fixadores, levando a trincas ou rupturas mesmo quando submetidos a tensões significativamente abaixo de suas resistências ao escoamento.
A absorção de hidrogênio livre durante o banho eletrolítico ou de outras fontes pode causar essa fragilidade.
Entre os tratamentos superficiais mais comuns que contribuem para a hidrogenação estão a decapagem ácida e a eletrodeposição de zinco.
Durante esses processos, o hidrogênio atômico se difunde nos contornos dos grãos do metal e migra para os pontos de maior concentração de tensões quando o fixador é apertado.
Essa migração aumenta a pressão interna até que a resistência do metal base seja excedida, resultando em rupturas na superfície em um curto período.
O hidrogênio continua a se mover e penetrar rapidamente nas novas fissuras. Esse ciclo de pressão, penetração e ruptura persiste até que o fixador se rompa completamente.
Uma das alternativas para evitar a fragilização por hidrogênio em fixadores de alta resistência é utilizar um processo de tratamento superficial que não tenha oferta de hidrogênio.
Conheça as soluções Indufix através do link da bio!

